terça-feira, 27 de maio de 2008

Jornal Alternativo






Lixo: resto de consumo, sobra de problemas.

A sociedade jacaraciense não dá o tratamento adequado ao lixo, podendo causar graves problemas à própria comunidade. Doenças como dengue e leptospirose já são conhecidas no município.

O lixão é uma área a céu aberto distante da zona urbana destinado ao depósito de lixo. Todos os dias chegam ao lixão toneladas de lixo doméstico, hospitalar, orgânico, entulho etc. Que são levados pelo caminhão que faz a coleta. Porém o lixo é deixado lá sem nenhum cuidado, ele é simplesmente jogado e exposto. Do jeito que a situação anda não demorará muito para que esse seja um assunto de preocupação social, política e econômica da população.
As situações em que os lixos são expostos contribui à dengue e outras doenças, aumentando a proliferação de ratos e insetos causando leptospirose.
Pneus velhos: lugar apropriado para procriação do mosquito AEDES AEGYPTI

A água da chuva leva as substâncias tóxicas aos lençóis freáticos contaminando a água e o solo e assim prejudicando a nossa saúde.
Além de tudo o lixão está em uma área de preservação ambiental. Segundo a lei “Gerais dos Pequizeiros: área de proteção ambiental proibido: desmatamento, queimadas, derrubar fruto dos pequizeiros e entrar sem autorização da lei municipal nº. 133 de 26/06/02”.

Lixo depositado de qualquer forma em lugar inadequado

O lixo de toda uma população em um só lugar. Lugar este sem ajuste nenhum para isso, e pior, em área de preservação ambiental. “Gerais dos Pequizeiros: área de proteção ambiental proibido: desmatamento, queimadas, derrubar fruto dos pequizeiros e entrar sem autorização da lei municipal ambiental nº. 133 de 26/08/02”. Este é o único depósito de lixo de Jacaraci, conhecido popularmente no município por “Lixão”.
O lixo despejado ali, traz riscos de doenças como cisticercose, cólera, disenteria, febre tifóide, leishimaniose, leptospirose, peste bubônica, entre outras. Queremos mais atenção para este problema que não é apenas de uma parte da população, mas de todos nós.
Muitos outros pedidos sobre este assunto foram feitos e não atendidos. No entanto, não nos cansaremos de lutar pelas melhores condições de vida da nossa população.

Até quando, os políticos responsáveis por nossa sociedade, fecharão os olhos para o lixo que põe em risco a saúde da população que destrói uma área de preservação ambiental? É preciso conseguir um local apropriado, e corretamente adaptado para um depósito de lixo.
Um local distante da cidade que não cause danos ao meio ambiente.
Quando vemos a situação precária em que o lixo se encontra traz a pergunta a todos: o que acontece com a reciclagem do lixo que deve ser estabelecida para que não haja o caso de que este lixo prejudique às comunidades que se encontram próximas a ele?
Grande quantidade de lixo ao ar livre.

A questão deve ser tratada antes que isso se alaste para o meio do povo. O governo local deve se antecipar quanto à questão o mais rápido possível ou será muito tarde para que algo seja feito.
Alunos do Centro Educacional Municipal Julieta Cardoso David:
Lorena, Yago, Nelson Julio, Vamirian, Felipe, Ramon, Fábio, Wagner Mateus. (8ª série B)

Um comentário:

Unknown disse...

yajacaraci e um municipio como um prefeito otimo a len de ser trabalhador!!!