terça-feira, 27 de maio de 2008

Semana Pedagógica - Jacaraci - 2008







Ao nos depararmos com a necessidade de incorporar uma nova cultura de preservação, resgate e valorização da cultura, das tradições e do conhecimento da diversidade ambiental do semi-árido, a Secretaria Municipal de Educação de Jacaraci propõe a nossa equipe de trabalho um desafio:educar nosso alunos para o mundo a partir de nossa realidade cotidiana.

Para o aluno ampliar seus horizontes no mundo globalizado, quer buscando novos caminhos em outras regiões do Brasil ou fora dele, quer no contato direto com os meios de comunicação e/ou a internet que disponibiliza uma interação com outras culturas, deve a princípio reconhecer-se como construtor de sua comunidade local, reconhecendo seus problemas, suas dificuldades e também seu potencial para o desenvolvimento da sua comunidade.

Perceber-se como elemento de transformação, resgatando suas origens, suas tradições, sua cultura e a diversidade ambiental da região, direcionando nosso foco de atuação ao Semi-árido. Criar uma cultura de preservação e fazer com que o aluno sinta orgulho de sua terra, de suas raízes culturais, para não perder sua identidade como cidadão.

Ao propormos um tema que discuta nossa realidade e, desenvolva um senso crítico e analítico do aluno em relação ao seu espaço de vivência, conseguiremos resgatar elementos fundamentais que formaram e formam nossa identidade como Nordestinos e pertencentes ao Semi-Árido Baiano.

Essa é a proposta da Secretária de Educação de Jacaraci, um trabalho voltado para nossa realidade, tão rica, cheia de surpresas e caminhos inexplorados, oferecendo vários desafios tanto para os alunos como para os profissionais de educação.

Outra questão importante está relacionada ao selo Unicef que é uma das metas da educação e administração do Município de Jacaraci, firmando como uma comunidade que busca os interesses e melhorias para sua população. O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional, concedido a Municípios do Semi-árido brasileiro, que alcançaram importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O Selo é uma contribuição do UNICEF ao Pacto Nacional Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-árido, uma iniciativa que reúne governos, sociedade civil e empresas em torno da garantia dos direitos de cada criança e adolescente da região. Dessa maneira, busca-se criar as condições necessárias para que os Estados e municípios do Semi-árido alcancem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
A definição desse trabalho foi iniciada com o nome de “Proposta Pedagógica para 2008: "Educando para a Diversidade do Semi-Árido”. A Secretaria Municipal de Educação não utiliza desse instrumento para impor as Unidades de Ensino um Projeto pronto e inflexível, mas como “proposta” a partir dos elementos dispostos no Projeto Pedagógico da Secretaria Municipal, cada Unidade Escolar deverá utilizar-se de sua autonomia para articular o tema a realidade de cada comunidade que forma em seu conjunto parte do semi-árido.

Para darmos inicio a este trabalho foi proposto um seminário de apresentação do projeto, o qual contamos com a presença de todos os envolvidos na educação do município, sendo que este seminário foi o marco de abertura do ano letivo no nosso município. O evento ocorreu no Teatro Centenário de Jacaraci, no dia 13/02/2008 das 9:00 as17:00 hs, tendo inicio com a apresentação do projeto pelo representante do setor pedagógico da secretaria, o pedagogo Alexandre Dijan Coqui, logo em seguida o prefeito expôs suas considerações sobre o trabalho que pretendíamos desenvolver no ano de 2008.

Em seqüência foi explanado a cerca das ações do UNICEF na região e a importância do Selo UNICe Municipio Aprovado - Edição 2008 para o município, pela mobilizadora Grace Kelly Souza e Souza. Este momento foi bastante rico, por detalhar as ações do Selo e como poderíamos desenvolver em nossas escolas.

Logo após o intervalo para o almoço o seminário teve continuidade com a participação da pedagoga especialista em Neuropsicologia da Educação, Andréa Alves De Oliveira, que fez uma palestra sobre a importância da afetividade e do cotidiano para a aprendizagem . a discussão sobre o tema foi muito boa e contou com a participação de todos.

Como encerramento do seminário foi feito uma mesa redonda composta por representantes dos setores administrativo , financeiro, e pedagógico da secretaria de educação , com intuito de esclarecer dúvidas a cerca do funcionamento da secretaria.

O seminário foi muito produtivo e motivador e podemos concluir que foi o inicio de um trabalho de sucesso.



Tânia Kelly de Abreu
Coordenadora Municipal de educação

Nenhum comentário: